Novembro Azul: Prevenção ainda é a melhor opção

Saímos do Outubro Rosa e entramos no Novembro Azul, isso quer dizer, que agora é momento de alertar a todos os homens, sobre o câncer de próstata e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e o autocuidado. Mas, por que essas campanhas são importantes serem divulgadas em condomínio?

 

 Dados sobre o câncer de próstata e a importância do Novembro Azul

 

 

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer. E muitas vezes essas mortes ( 28,6% da população masculina) são causadas pela falta de prevenção nos primeiros estágios da doença! Por isso a importância dos exames periódicos, para que sejam realizados com frequência, mesmo que não tenham sintomas aparentes!

 

Qualidade de vida nos condomínios

 

A qualidade de vida dentro dos condomínios é muito importante, pois ela, é reflexo da saúde de cada um dos que compõem essa coletividade. O Ministério da Saúde, tem uma página em seu site sobre causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção do câncer de próstata, essa pode ser uma das primeiras informações que podem ser enviadas aos moradores, em conjunto com outras ações, como: 

 

→ Palestras sobre o tema; 

→ Promover caminhadas, corridas e outras atividades; 

→ Promover ações solidárias (arrecadação de alimentos, roupas); 

→ Conversar com o Posto de Saúde ou entidades ligadas à saúde da comunidade local, para participar em conjunto desta campanha. 

→ Fazer a divulgação da campanha, seja ela por canais de comunicação digital, mural de avisos, recados em elevadores, envio de e-mails ou até mesmo com um anexo no boleto da fatura mensal do condomínio.

 

 

Além disso, importante frisar na campanha do Novembro Azul que manter hábitos saudáveis é ainda a melhor forma de evitar a doença. Uma alimentação saudável com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada à uma ingestão menor de gordura, ajudam a diminuir o risco de câncer. Aliado a realização de uma atividade física ao menos 30 minutos por dia, manter o peso adequado à altura (já que estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado), diminuir o consumo de álcool e não fumar, são algumas das recomendações que ajudam a prevenir contra essa e outras doenças.

 

 

Importante lembrar que esse cuidado, deve ser feito desde a infância até a terceira idade, por isso não dá pra deixar a saúde de lado, e nem deixar a suspeita de um câncer pra depois. Preste atenção aos sintomas, pois, ter um diagnóstico precoce e tratar no momento certo é fundamental. Com cada um fazendo a sua parte, contribuímos com uma campanha de conscientização do Novembro Azul e levamos mais saúde para os nossos condomínios. Prevenção ainda é a melhor opção!

 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Sugeridos para você

Administradora de condomínio

Eleições do Síndico: Fui eleito e agora?

Ser síndico de um condomínio requer política, diplomacia, administração e, acima de tudo, muita paciência e transparência. Sua escolha é realizada por meio da chamada

Vamos cuidar do seu patrimônio?

Preencha o formulário e solicite uma proposta, sem compromisso e sem spam.

Entre em contato com a Completa

Solicite um orçamento sem compromisso. Nossa equipe está aguardando seu contato.