Piscina nos condomínios: Quais os cuidados necessários em tempos de pandemia?

Começou a temporada de verão e para os condomínios com piscina é mais item para incluir na lista de obrigações do síndico, para ser verificado. Então, vamos lá! As piscinas dos condomínios são consideradas espaços comuns e, como tal, frequentadas por todos aqueles que moram no edifício e, por vezes,por familiares e em alguns, até visitantes. É, por isso, fundamental que o regulamento do condomínio inclua as regras de conduta para esses locais.

 

Para este período de pandemia, a legislação referente à ocupação e utilização das piscinas ao ar livre não faz referência às piscinas de condomínio, por isso, o ideal é que as administrações sigam as boas práticas estipuladas pelas autoridades de saúde garantindo as medidas de segurança quanto à qualidade da água, salubridade e instalações.

 

É importante que o protocolo de abertura esteja de acordo com as normativas que se instauraram mediante à infecciosidade do vírus  e para facilitar o cumprimento das regras e reduzir os riscos para os utilizadores, a administração do condomínio deve: 

 

→ Ter um controle na quantidade de moradores que irão utilizar a piscina por vez, o número indicado é que seja de acordo com o tamanho do espaço e sempre preservando a integridade dos moradores, limitando horários e números

 

→ Colocar o regulamento, os contatos da pessoa responsável e as regras básicas de utilização do ambiente e da piscina num local com boa visibilidade.

 

→ O uso de máscara deve ser obrigatório em todas as áreas em volta da piscina, com grande higienização dos objetos utilizados como cadeiras, espreguiçadeiras, guarda-sóis, chuveiros 

 

→ Realizar medições dos níveis de pH e desinfetante, diariamente, para períodos de grande uso ou, semanalmente, quando há menos afluência;

 

→ Se necessário, sinalizar o chão para a colocação das cadeiras, de modo a evitar que estas sejam arrastadas para outro local.

 

→ Manter distância mínima de 1,5 m de outras pessoas.

 

→ A limpeza deve ser reforçada, de preferência  deve utilizar-se produtos de limpeza com capacidade desinfetante.

 

→ Os condôminos devem, também, cumprir as medidas de etiqueta respiratória e lavar e desinfetar frequentemente as mãos. Se existirem chuveiros exteriores ou instalações sanitárias, recomenda-se o uso de calçado apropriado, como chinelos. O mesmo se aplica às zonas de circulação.

 

Enfim, é necessário que todos estejam cientes e cumpram as normas para que todos possam usufruir do verão em segurança. E se você está precisando de uma administradora para ajudá-lo na tomada de decisões e comunicação com os moradores, entre em contato conosco e agende um horário, nós temos a solução completa para você!

 

 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Sugeridos para você

Administradora de condomínio

Eleições do Síndico: Fui eleito e agora?

Ser síndico de um condomínio requer política, diplomacia, administração e, acima de tudo, muita paciência e transparência. Sua escolha é realizada por meio da chamada

Vamos cuidar do seu patrimônio?

Preencha o formulário e solicite uma proposta, sem compromisso e sem spam.

Entre em contato com a Completa

Solicite um orçamento sem compromisso. Nossa equipe está aguardando seu contato.