Eleições do Síndico: Fui eleito e agora?

Ser síndico de um condomínio requer política, diplomacia, administração e, acima de tudo, muita paciência e transparência. Sua escolha é realizada por meio da chamada eleição. Qualquer morador tem a possibilidade de se candidatar para o cargo ou indicar um representante que considera ideal. Cabe ao síndico ser um facilitador da comunicação do condomínio, prestar auxílio aos condôminos e moradores na resolução de problemas, zelar pelo patrimônio comum e fazer a gestão de pessoas.

 

 

Quais as principais atribuições do Síndico? 

 

O síndico é o representante legal do condomínio e as suas atividades estão descritas no Código Civil, que dedica o Capítulo VII ao Condomínio Edilício nos artigos 1.331 a 1.358. Entre suas principais atribuições, destacamos: 

 

 

  • Realizar a convocação dos condôminos para a assembleia.
  • Fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia
  • Zelar pela conservação das áreas comuns do empreendimento
  • Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano
  • Realizar a gestão financeira, como: a arrecadação das cotas condominiais e a inadimplência
  • Prestar contas anualmente 
  • Realizar o seguro da edificação.

 

O síndico pode administrar o condomínio pelo prazo máximo de dois anos, o qual poderá ser renovado com novas eleições (artigo 1.347).

 

No dia a dia de um condomínio o  síndico é o grande responsável por quase tudo, tendo que cuidar desde de problemas com vizinhos, organização do condomínio tanto administrativa, quanto predial, como rachaduras e infiltrações a pagamento de funcionários e impostos. Inevitavelmente todas estas questões passarão por suas mãos, mas, ele não precisa fazer tudo isso sozinho, o condomínio pode eleger um sub síndico, se for o caso e ainda contar com o conselho deliberativo para a tomada de decisões.

 

 

Fui eleito síndico e agora? 

 

A função de síndico envolve muitas atribuições que são fundamentais para a boa vivência no condomínio. É muito importante seguir algumas recomendações, para que inicie sua gestão, com pé direito. Entre elas estão: 

 

 

– Definir na própria assembleia de eleição uma data ideal, para a gestão anterior realizar a entrega dos documentos do condomínio;

 

– Agendar uma conversa ou uma reunião com o antigo síndico e conselho, para ficar a par da situação do condomínio e esclarecer possíveis dúvidas;

 

– Realizar o registro da ata que o elegeu como síndico no cartório, 

 

– Enviar a ata para  banco para atualização dos dados bancários, além de solicitar a atualização no cadastro da Receita Federal e Certificado Digital;

 

– Ter conhecimento da convenção de condomínio e o regimento interno;

 

– Ter em mãos a certidão negativa de débito (CDN) e inteirar-se da situação fiscal do condomínio principalmente dos encargos trabalhistas;

 

– Verificar a validade do seguro e as licenças do condomínio como o AVCB;

 

– Ter o conhecimento de ações judiciais em curso;

 

– Avaliar a situação financeira do condomínio, como também o nível de inadimplência;

 

– Verificar a validade dos extintores e equipamentos contra incêndio;

 

– Conferir os contratos assinados na gestão anterior e sua vigência.

 

 

Conclusão

 

Enfim, é muito importante ter em mente que a função de síndico é um trabalho, como qualquer outro e de grande importância para um condomínio. Tem como função fundamental a boa convivência e manutenção de um condomínio. Cabe ao novo síndico continuar a cumprir as regras do condomínio e orientar os moradores para que as normas sejam cumpridas. Em paralelo, é muito importante, pensar e apostar em inovações para áreas comuns, investir em melhorias e ir em busca de soluções para problemas já existentes. Organização, pró atividade, união entre os moradores e uma boa comunicação, podem garantir uma boa gestão e que trará muito bem-estar para todos!

 

Se você é síndico ou morador de algum condomínio e gostaria de receber uma assessoria completa, entre em contato conosco, para obter mais informações.

 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Sugeridos para você

Vamos cuidar do seu patrimônio?

Preencha o formulário e solicite uma proposta, sem compromisso e sem spam.

Entre em contato com a Completa

Solicite um orçamento sem compromisso. Nossa equipe está aguardando seu contato.