Ser síndico de um condomínio requer política, diplomacia, administração e, acima de tudo, muita paciência e transparência. Sua escolha é realizada por meio da chamada eleição. Qualquer morador tem a possibilidade de se candidatar para o cargo ou indicar um representante que considera ideal. Cabe ao síndico ser um facilitador da comunicação do condomínio, prestar auxílio aos condôminos e moradores na resolução de problemas, zelar pelo patrimônio comum e fazer a gestão de pessoas.
Quais as principais atribuições do Síndico?
O síndico é o representante legal do condomínio e as suas atividades estão descritas no Código Civil, que dedica o Capítulo VII ao Condomínio Edilício nos artigos 1.331 a 1.358. Entre suas principais atribuições, destacamos:
- Realizar a convocação dos condôminos para a assembleia.
- Fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia
- Zelar pela conservação das áreas comuns do empreendimento
- Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano
- Realizar a gestão financeira, como: a arrecadação das cotas condominiais e a inadimplência
- Prestar contas anualmente
- Realizar o seguro da edificação.
O síndico pode administrar o condomínio pelo prazo máximo de dois anos, o qual poderá ser renovado com novas eleições (artigo 1.347).
No dia a dia de um condomínio o síndico é o grande responsável por quase tudo, tendo que cuidar desde de problemas com vizinhos, organização do condomínio tanto administrativa, quanto predial, como rachaduras e infiltrações a pagamento de funcionários e impostos. Inevitavelmente todas estas questões passarão por suas mãos, mas, ele não precisa fazer tudo isso sozinho, o condomínio pode eleger um sub síndico, se for o caso e ainda contar com o conselho deliberativo para a tomada de decisões.
Fui eleito síndico e agora?
A função de síndico envolve muitas atribuições que são fundamentais para a boa vivência no condomínio. É muito importante seguir algumas recomendações, para que inicie sua gestão, com pé direito. Entre elas estão:
– Definir na própria assembleia de eleição uma data ideal, para a gestão anterior realizar a entrega dos documentos do condomínio;
– Agendar uma conversa ou uma reunião com o antigo síndico e conselho, para ficar a par da situação do condomínio e esclarecer possíveis dúvidas;
– Realizar o registro da ata que o elegeu como síndico no cartório,
– Enviar a ata para banco para atualização dos dados bancários, além de solicitar a atualização no cadastro da Receita Federal e Certificado Digital;
– Ter conhecimento da convenção de condomínio e o regimento interno;
– Ter em mãos a certidão negativa de débito (CDN) e inteirar-se da situação fiscal do condomínio principalmente dos encargos trabalhistas;
– Verificar a validade do seguro e as licenças do condomínio como o AVCB;
– Ter o conhecimento de ações judiciais em curso;
– Avaliar a situação financeira do condomínio, como também o nível de inadimplência;
– Verificar a validade dos extintores e equipamentos contra incêndio;
– Conferir os contratos assinados na gestão anterior e sua vigência.
Conclusão
Enfim, é muito importante ter em mente que a função de síndico é um trabalho, como qualquer outro e de grande importância para um condomínio. Tem como função fundamental a boa convivência e manutenção de um condomínio. Cabe ao novo síndico continuar a cumprir as regras do condomínio e orientar os moradores para que as normas sejam cumpridas. Em paralelo, é muito importante, pensar e apostar em inovações para áreas comuns, investir em melhorias e ir em busca de soluções para problemas já existentes. Organização, pró atividade, união entre os moradores e uma boa comunicação, podem garantir uma boa gestão e que trará muito bem-estar para todos!
Se você é síndico ou morador de algum condomínio e gostaria de receber uma assessoria completa, entre em contato conosco, para obter mais informações.