loading...

Reduzir custos em um condomínio é um dos principais desafios e sem dúvida, uma das maiores preocupações presentes na rotina de quem é responsável pela administração condominial. Administrar essas tarefas, não é nada fácil, pois,  os altos custos na taxa do condomínio podem ocasionar inadimplências, gerar insatisfação dos moradores e, até mesmo, causar conflitos entre vizinhos.


Basicamente, as despesas condominiais estão relacionadas ao consumo de água, luz e custos com manutenção e pessoal e a administração do condomínio em si. É claro que, muitas vezes, podem surgir gastos extraordinários por conta de emergências que precisam ser resolvidas. Por isso que é fundamental o síndico ter um bom planejamento financeiro por meio de uma previsão orçamentária e também um fundo de reserva para arcar com estas despesas. 

O que fazer?

Para manter o condomínio funcionando com qualidade e com tudo em dia, pode se fazer algumas ações, como, por exemplo, elaborar um planejamento estratégico que é uma forma de organizar seus projetos, com o propósito  de atingir um determinado objetivo.

Para construir esse planejamento você deve: 

Organizar as contas, planejar os gastos e avaliar os processos administrativos ajudam e muito! Sempre que possível, estimule em seu condomínio uma gestão participativa. Todos condôminos podem fazer parte do dia a dia da gestão, sugerindo ideias e alternativas para o condomínio e assim colaborar para o bem comum. Acesse nosso e-book e confira nossas dicas, para reduzir os custos no seu condomínio. 

© 2020 | Completa Administradora de Condomínios. Todos os Direitos Reservados.

Entre em contato com a Completa

Solicite um orçamento sem compromisso. Nossa equipe está aguardando seu contato.